Marcelo Rosenbaum é brasileiro, Professor Honoris Causa de arquitetura, título concedido pelo Centro Universitário Belas Artes. Está a frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, desenvolveu tecnologia social própria, o Design Essencial, com a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social e ampliação de impactos, com o objetivo de trazer novos significados e processos inclusivos para a cadeia da arquitetura e design.
Em sua trajetória, recebeu alguns prêmios como designer de produtos para grandes indústrias nacionais e como arquiteto, liderando equipes em processos de cocriação, e trazendo para estas experiências a inovação de projetar junto com o usuário. Com uma carreira pautada pelo foco de democratizar o acesso ao design e arquitetura para os outros 90% da população brasileira, foi responsável por projetos de transformações de residências e espaços comerciais em dois programas de grande audiência na tv nacional aberta e canal a cabo, por 10 anos.
Os principais prêmios do escritório de arquitetura são RIBA International Prize 2018, o Archdaily Building of the year (2018), APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte (2017) , Tomie Ohtake AkzoNobel (2017), e o terceiro lugar no Premio Oscar Niemeyer para arquitetura da Latin American (2018). Recebeu o premio de melhores produtos pelo Museu da Casa Brasileira em 3 edições (1999, 2016 e 2017).
Rosenbaum teve seus projetos exibidos em diversas ocasiões, inclusive no Pavilhão Brasileiro da Bienal de Arquitetura em Veneza (2018).
Marcelo ministra palestras e cursos sobre design e arquitetura como transformação social em diversas instituições e eventos como Domaine de Boisbuchet, What Design Can Do, Experimenta Portugal, Design Indaba na Africa do Sul. Foi professor no curso de Design Essencial no Centro Universitário Belas Artes durante o segundo semestre de 2018.
31 maio 2016