Luminárias que representam a cosmologia Yawanawá, fruto do encontro de designers com 78 artesãos Yawanawá e a La Lampe | Rosenbaum + Fetiche + Nada Se Leva
Coleção de 9 luminárias feitas a partir de miçangas de vidro, material familiar ao artesanato indígena desde os tempos do contato com o homem branco. O projeto promoveu o encontro de um time de 6 designers com 78 artesãos Yawanawá, do estado do Acre (Brasil), no coração da floresta amazônica.
As peças trazem os Kenês, que são desenhos sagrados, figurativos de animais e elementos da natureza tramados em malha de miçangas, transformados em peças de design de alta tecnologia, produzidas pela La Lampe, uma das mais tradicionais e importantes empresas brasileira de luminárias.
Esses objetos vem para provocar. Propondo uma nova forma de se relacionar com o fazer, produzir e o consumir. É o resultado de uma aproximação que parte do imaterial, o espiritual, o respeito que resgata saberes.
Na mitologia Yawanawá, as araras levavam as mensagens nos seus cantos de saudade e esperança. As luminárias agora assumem o seu papel de mensageiras. Cantam como as araras, a esperança de um futuro mais humano para as relações, para as alianças e para um desenvolvimento profundo, com resgate das raízes ancestrais, trazendo a cura de uma memória baseada na exploração e na separação do todo. Esses objetos tem a função de comunicar e abrirem o caminho para um movimento sistêmico de fazeres através de contos que foram passados de avô para pai, de pai para filho, como na tradição oral dos povos indígenas, a única possibilidade de permanência da cultura, como um todo.
“Esses objetos tem a função de comunicar e abrir o caminho para um movimento sistêmico de fazeres através dos contos passados de avô para pai, de pai para filho na tradição oral dos povos indígenas, antes única via de permanência de sua cultura.”
Marcelo Rosenbaum
Povo da queixada (Yawa / Queixada; Nawa / Gente), vive às margens do Rio Gregório
desde os tempos imemoriais.
População: 600 pessoas / Território: TI Rio Gregório / Município: Tarauacá, Acre
“Conheci a aldeia Nova Esperança, durante o festival Yawa em outubro de 2012. Durante uma semana, os Yawanawá se pintam, dançam, cantam, brincam, para mostrar a seus convidados sua majestosa cultura. Conheci também um povo generoso, disposto a compartilhar tudo que tem de mais sagrado e a grandiosa riqueza que possuem.”
Marcelo Rosenbaum
Vencedora do Prêmio Objeto Brasileiro
2014
Rosenbaum® e A Gente Transforma realizam exposição “A força da floresta” no espaço Brazil S/A em Milão em Abril de 2013, durante a Semana de Design, que acontece paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão, o evento mais importante do design e da decoração em todo mundo. A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é apoiadora da exposição.
O projeto tem como objetivo posicionar o artesanato no mercado brasileiro e internacional de decoração. Esta linha É comercializada na rede de onze lojas La Lampe em todo país.
Concepção e Direção
Marcelo Rosenbaum
Direção Executiva
Adriana Benguela
Design de Produto
Rosenbaum® – Marcelo Rosenbaum
Fetiche Design – Carolina Armellini e Paulo Biachi
Nada Se Leva – André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro
Direção de Arte e Design Gráfico
Fabiana Zanin
Fotos Processo
Lucas Moura
Fotos Still
Thiago Calazans
Textos
Lydia Vainer
Tradução de textos
Mariana Seixas
Pesquisa de Arquitetura
Henrique Pinheiro
Henrique Pinheiro
Bruna Riscali
Pesquisa Gastronômica
Ana Luiza Trajano
Assessoria em Gestão e Empreendedorismo
Aliança Empreendedora
Assesoria de Imprensa
Marqueterie
Participação Especial dos Empreendedores
Marcilene Lusia Barbosa – AGT Várzea Queimada/PI
Geovane da Silva Melo – AGT Parque Santo Antonio/SP
Agradecimentos Especiais
Cacique Bira e todos os moradores das Aldeias Nova Esperança e Amparo
Artesãos
Aldelícia, Adelaide, Adriana, Alderina, Alice, Ana, Angela, Arlene, Baby, Bê, Birê, Bolinha, Chiquinha, Darico, Doutor, Elem, Elessandra, Eliana, Elzilene, Érica, Feia, Gleice, Ikashahu, Íria, Itelvina, Jael, Jana, João, João Felipe, Kana Maxi, Léia, Lia, Lilda, Mª Alzira, Macirlene, Márcia, Marilene, Matsa, Matxa, Miliana, Monaline, Nãynawa, Nii, Nizete, Odete, Ozelia, Piko, Quesia, Ronaldo, Rosiane, Salete, Samire, Shatxi, Shaya, Tabita, Tamires, Tayana, Nawashahu, Txuca, Vimi, Xauka, Ika, Lainara, Baxinha, Xoka, Tina, Chico, Celeste, Sandra, Luiz, Raquel, Xutu, Kashahu, Mukura, Kagao, Izael, Bada, Brasil, Txai Marco.
Documentário A Força da Floresta
Cinegroup
Patrocinio: Sebrae
Apoio: +Globosat
Filme Kanarô
Paranoid Br
Apoio
La Lampe
Governo do Estado do Acre
SETUL – Secretaria de Estado de Turimo e Lazer do Acre
Agradecimentos aos parceiros
Marcos Lopes
Ana Bravo
Mariana Brunini
Renata Rocha
Gabriel Valdivieso
Felipe Milanez