Coleção de luminárias, desenvolvida durante nova imersão na comunidade de Várzea Queimada, com peças feitas a partir do artesanato da palha de carnaúba | Rosenbaum + Atelier Oi + Taissa Buescu + Adriana Frattini
Em 2018, o Instituto A Gente Transforma e a Casa Vogue, com o apoio do o Sebrae-PI, levaram o suíço atelier oï para uma imersão em Várzea Queimada.
Desse encontro nasceu a coleção de luminárias Toca de Luz, com peças assinadas por Marcelo Rosenbaum da Rosenbaum, Taissa Buescu e Adriana Frattini da Casa Vogue e pelo Atelier Oï. A coleção é comercializada com exclusividade pela La Lampe em todo o Brasil.
Assim como a Coleção Toca de Palha, a Coleção Toca de Luz é feita pelas artesãs da comunidade de Várzea Queimada, com o trançar de palha. A palha que se usa no artesanato de Várzea Queimada é a folha de carnaúba, uma árvore que só existe no Brasil, especificamente no semiárido. Ela é chamada de árvore da vida porque serve para uma infinidade de aplicações.
Nosso trabalho com a comunidade de Várzea Queimada iniciou-se a partir da criação e produção de uma coleção de objetos, a Toca de Palha e Borracha, que atingiu o mercado por sua beleza e pela potente voz que os produtos ganharam, se tornando os contadores de histórias sobre as pessoas e o seu lugar.
“Sou moradora de Várzea Queimada, sou artesã. Comecei a praticar aos sete anos de idade. Aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha avó, que aprendeu com minha bisavó. Isso foi passando, passando de um para outro. Está até hoje. Vai persistir dessa forma, passando de geração em geração. Por muito tempo.”
Marcilene Barbosa – moradora de Várzea Queimada
Município de Jaicós, Piauí
População: 900 pessoas
Marcelo Rosenbaum
Atelier Oi
/ Adriana Fratini
/ Taissa Buescu