Mobiliário para Escola-fazenda de Canuanã | Rosenbaum e o Fetiche.
O projeto do mobiliário para Escola-fazenda de Canuanã / Fundação Bradesco, desenvolvido por Rosenbaum e o Fetiche foi concebido numa sequência de imersões no local, que criaram uma ampla visão do contexto.
A primeira imersão foi a focada na aproximação com os alunos, moradores da escola. Nesse diálogo, foi possível entender que as crianças não reconheciam a escola como sua casa, apesar de morarem lá por 13 anos. Esse foi o fio condutor de todas as etapas seguintes.
Criamos uma dinâmica de desenho coletivo, onde tratamos de questões relacionadas ao espaço que os corpos ocupam. Lidamos com a importante questão do espaço público e privado dentro das moradas. Partimos do microespaço, das necessidades coletivas e individuais, desenhando um mobiliário para os quartos que tem espaços coletivos e privados.
No pavimento superior, as áreas de jogos, estudo e TV integram as moradas criando um programa de casa, com equipamentos de brincar, estudar e espaços de descanso.
A Rosenbaum sempre acreditou em projetos colaborativos e encontrou grande afinidade com o estúdio Fetiche Design. Marcelo Rosenbaum, Adriana Benguela, Carolina Armellini e Paulo Biacchi somam seus conhecimentos e criam projetos contemporâneos e acessíveis, carregados de significado e inspirados essencialmente na identidade brasileira.
A Escola-fazenda de Canuanã é um modelo de moradia para quase 800 alunos da zona rural de Formoso do Araguaia, na Fazenda Canuanã.
Conheça aqui o projeto de arquitetura feito pela Rosenbaum em parceria o escritório de arquitetura Aleph Zero.
Design
Rosenbaum e o Fetiche
/ Marcelo Rosenbaum
/ Adriana Benguela
/ Paulo Biacchi
/ Carolina Armellini