Pessoas cozinhando juntas, na inauguração da Cozinha Escola Nestlé, projeto do escritório de arquitetura Rosenbaum. Foto: Gabriel Cabral

Cozinha Escola Nestlé

Escola de gastronomia no Mercado Central de Belo Horizonte, com estrutura de bambu que se integra ao local | Rosenbaum + Mach Arquitetos

 

O Mercado Central de Belo Horizonte há mais de 80 anos mantém sua estrutura espacial com lojas organizadas em anéis concêntricos cortados por passeios perimetrais. A organização remonta seu início, quando os produtos ainda eram dispostos pelos comerciantes diretamente no chão.

A disposição das lojas e galerias com uma série de passagens, geram um espaço labiríntico responsável pela sensação deliciosa perder-se na infinidade de produtos, cores, texturas e aromas.

Para comemorar seu 90º aniversário no Brasil, em 2011, a Nestlé escolheu este mercado para abrir a Cozinha Escola Nestlé. O empreendimento foi alocado em uma das quatro lajes em forma de “L” que compõem um dos anéis formados por aglomerados de lojas no térreo. A intervenção arquitetônica foi pensada de forma a poder ser replicada nas outras três lajes sem ameaçar a matriz espacial do mercado.

A definição do espaço foi composta por uma malha de bambu que cria um ambiente interno acolhedor e um volume externo expressivo, integrado pela transparência da superfície. A textura da trama de bambu faz referência ao desenho dos elementos vazados em cerâmica que compõe a fachada do mercado, ao fazer artesanal e simbolicamente ao mercado como local de encontros.

A estrutura, foi executada por Lúcio Ventania, mestre de bambu de renome mundial e fundador da Bamcrus, e por trinta de seus alunos de comunidades de baixa renda.

Com 270 metros quadrados de área, a escola possui acesso pelo estacionamento em suas duas extremidades. Os espaços consistem, basicamente, na cozinha-escola e numa área livre para abrigar eventos variados. Nas extremidades de cada ala, próximo dos acessos, ficam dois blocos de apoio, um que abriga sanitários e outro que recebeu insumos e equipamentos para a cozinha. O fechamento de vidro e malha de bambu permitem ao público ver os acontecimentos internos e estimula a participação.

 

LOCALIZAÇÃO 

Mercado Central de Belo Horizonte – MG
   

FOTOS

Fotos: Gabriel Cabral

 

Construção. Fotos: Divulgação Rosenbaum

Menções

Projeto mencionado no livro “Room: Inside Contemporary Interiors” (Inglês)
20 outubro 2014

 

Pessoas cozinhando juntas, na inauguração da Cozinha Escola Nestlé, projeto do escritório de arquitetura Rosenbaum. Foto: Gabriel Cabral

Ficha Técnica

Cliente
Cozinha Escola Nestlé (Escola de Gastronomia) 

Local
Belo Horizonte, MG

Data de início do projeto
2010

Data de conclusão da obra
2011

Área de intervenção
281m²

Arquitetura
Rosenbaum e Mach Arquitetos – Marcelo Rosenbaum, Fernando Maculán e Mariza Machado Coelho (autores)

Equipe
Adriana Benguela e Alceu Brito (arquitetos associados); Ana Paula Harumi, Ana Galli, Guilherme Peluci e Dalia Araujo (colaboradores)

Execução em Bambu
Instituto Bamcrus – Lúcio Ventania e equipe

Estrutura
Instituto Bancrus e T3 Tecnologias Integradas

Construção
Grimaldi Engenharia – Frederico Grimaldi

Fotos
Gabriel Castro

Logo-Nestle