O Bossa é um restaurante, bar e estúdio, nos Jardins em SP | Rosenbaum + Muti Randolph
O programa misto agrega as funções de restaurante, bar, espaço para eventos e estúdio de som. O projeto tem como ponto de partida o tema Bossa, que para o proprietário Renato Ratier significa experimentação e combinação de estilos.
O edifício de dois pavimentos buscou o máximo aproveitamento do terreno. O térreo foi implantado na cota média, deixando em balanço face frontal da edificação. A solução eliminou desníveis e tornou o espaço mais amplo.
O resultado foi um edifício em bloco único, levemente suspenso do chão. Os brises de madeira ecológica na fachada vão desenhando sombras e luzes ao longo do dia. Junto à estrutura metálica e ao fechamento de vidro tornam a fachada visualmente permeável, trazendo para o interior a sensação de varanda, mas sem interferir na privacidade dos frequentadores. Internamente, o piso em cimento e a grande parede em ladrilho hidráulico cinza, junto à estrutura moderna contrapõem-se ao mobiliário confortável e o acolhimento da madeira.
Contraposta à neutralidade aconchegante de mobiliário e revestimentos, a escada conduz ao estúdio de gravação, localizado no trecho frontal do primeiro pavimento. O estúdio é constituído por duas salas adjacentes, igualmente revestidas nas paredes e tetos com componente acústico de escultural desenho orgânico. Também no pavimento superior, mas na outra extremidade do vazio central, está a cozinha, que tem acesso independente pelo pátio do fundo.
Este projeto de arquitetura é uma parceria da Rosenbaum com Muti Randolph.
Alameda Lorena, 2008 Jardim Paulista – São Paulo SP
Fotos: Joana França / Arcoweb
Fotos: Tuca Reines
Cliente Restaurante e estúdio Bossa
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2012
Data da conclusão da obra 2015
Área construída 263,25 m²
Arquitetura Rosenbaum + Muti Randolph
Equipe Adriana Benguela e Ricardo Nomura
Construção Sigla
Coordenação de obra Guga Roselli
Paisagismo Gil Fialho