Rizophora

Mentoria para 30 artesãos pernambucanos, a convite do SEBRAE PE.

 
 

Marcelo Rosenbaum, a frente do Instituto A Gente Transforma, foi convidado pelo SEBRAE Pernambuco para oferecer uma mentoria a 30 artesãos urbanos, durante uma Jornada Criativa. Ao final, os participantes deveriam criar produtos que carregassem consigo a identidade pernambucana e juntos formar uma coleção a ser apresentada ao público na XIX FENEARTE, 2019.

O grupo selecionado pelo SEBRAE foi completamente heterogêneo. Entre os participantes, artesãos que trabalham com papel machê, patchwork, marchetaria, ourivesaria, roupas, ilustrações, produtos para casa e uma artista plástica, todos pequenos empreendedores da indústria criativa.

O desafio era criar uma coleção com a identidade pernambucana, com um alinhamento de padrão entre os produtos, que representasse o artesanato do estado. Desenvolvemos então o projeto Jornada Criativa, para criar uma identidade comum, respeitando a linguagem e técnica de cada artesão envolvido.

 

Fotos

JORNADA CRIATIVA / Exposição na FENEARTE 2018 / SEBRAE – PE

LOCALIZAÇÃo

Pernambuco é um estado nacionalmente reconhecido por sua efervescência e relevância cultural. Movimentos locais como o Armorial e o Mangue Beat procuraram reconhecer e representar a identidade pernambucana que mescla modernidade e tradição. O estado também é palco da FENEARTE, maior feira de artesanato da América Latina.

O SEBARE Pernambuco realiza todos os anos um espaço na FENEARTE, para apresentar a produção de artesãos urbanos para o mercado. O SEBRAE Pernambuco convidou Marcelo Rosenbaum para realizar uma mentoria com os 30 artesãos selecionados, para criar uma coleção que espelhasse a identidade Pernambucana.

  

TECNOLOGIA SOCIAL

O heterogêneo grupo de artesãos selecionados com habilidades e referências muito distintas, participou da Jornada Criativa durante 4 meses de mentoria.

A Jornada foi iniciada com uma apresentação sobre a importância dos valores ancestrais e o modo como somos afetados pelas memórias passadas e tradições. Cada participante trouxe um pouco da sua história, sua relação entre o saber fazer e o aprendizado com seus avós nordestinos, suas referencias familiares e personalidade adquirida no trabalho, para juntos construirmos uma narrativa que integrassem os elementos de todas as histórias.

O processo coletivo resultou na criação de um nome e uma identidade gráfica para a coleção, Rhizophora, nome científico da flor dos mangues, pelos quais Recife é conhecida. Os 4 diferentes biomas presentes no estado de Pernambuco, norteou a criação de 4 diferentes paletas e agrupamento dos produtos. O grupo todo decidiu então, trabalhar com a construção de objetos para casa.

O processo de criação coletiva não foi encerrado na formulação dos conceitos. A partir deste momento, casa artista apresentou suas ideias para os objetos para o grupo e recebeu mentoria individual.

As peças da coleção foram apresentadas num estande coletivo do SEBRAE na FENERARTE de 2018, com espaços individuais identificando os criadores e um pequeno texto os apresentando e a suas obras.

Os produtos tiveram continuidade no mercado, participando de várias outras feiras de design, inclusive de uma importante feira de hotelaria em Pernambuco em 2019.

FICHA TÉCNICA

 

ARTESÃOS / STAND FENEARTE

Bruna Spinelli
Designer de joias

Maria Ribeiro
Designer de artefatos para a cabeça/cabelo a partir de arame e tecid
o

Renata Jatobá
Empresária e criadora da marca de móveis Wunderbar

Aurea Souza
Artesã, trabalha com o crochet

Andrea Lucena
Artesã, trabalha com costuras em patchwork

Beto Lima
Artesão e Estilista, produz bolsas com pele de bode

Márcia Cavalcanti
Estilista e criadora da marca Período Fértil

Lorane Barreto
Artista plástica. Pinturas em cerâmica com o melado da cana e serigrafia

Maurício Lima
Ourives

GG Pedrosa
Escutor

Viviane Locatelli
Artesã, produz acessórios com a casca do côco

Josenilda Soares
Costureira autodidata. Faz enxovais infantis

Rafaela Mendes
Estilista

Nadja Lima
Artesã, faz peças decorativas com as cabaças que planta no agrest
e

Elizete Maria
Artesã, criou a técnica crazy de patchwork desfiado

Edson Santos
Artesão e Estilista

Valcira Da Rocha
Artesã, trabalha como bordado e fuxico

Maria Das Neves
Artesã, faz parte do projeto mulheres de argila no Alto do Moura, Caruaru

Cláudia Pontual
Artesã, faz esculturas em papel marché

Taciana Pontual
Artesã, faz esculturas em papel marché e interferências em móveis antigos

Maria Cândida Lins
Artesã, faz esculturas em papel march
é

Ildima Lima
Ilustradora. Aquarelas e pinturas em porcelanas e cerâmica

Cícero Morais
Marceneiro, faz trabalho em marchetaria

Simone Andrade
Designer de Biojóias. Colares e pulseiras em couro

Eduardo Amorim
Designer de produtos e superfície

Miriam Gonçalves
Artesã
   
   

MENTORIA
Marcelo Rosenbaum

ASSISTENTE DE DESIGN
Natalia Paes