Exposições

SPFW 2012

O A Gente Transforma é o tema desta 33ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). A principal semana de moda do país pretende fomentar o debate sobre a sustentabilidade do ponto de vista econômico, social e cultural, além de reafirmar seu compromisso com a criatividade e a inovação como ferramentas capazes de estimular movimentos de transformação. Por isso o nome SPFW VERÃO 2013, A GENTE TRANSFORMA: histórias que contam.

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01 fev 2012

Várzea Queimada

A GENTE TRANSFORMA

Locução de Rodrigo Santoro
Por Marques Casara

No sertão, nos lugares muito secos, as histórias são como as flores do mandacaru. Quando ele flora, é sinal de que a chuva chega no sertão. A vida aparece, depois de meses e meses de seca.

As histórias que se contam no sertão são como essas flores lá da seca. Sempre estiveram ali. Mas como as flores precisam de água, as histórias, para viver, precisam ser contadas.

Uma vez, a muitos e muitos anos, junto com a chuva, nasceu no sertão um amor proibido. João Barbosa, fazendeiro, se apaixonou por Maricó, cozinheira. Desse amor proibido nasceu uma história. Dessa história, nasceu um lugar.

Várzea Queimada, no interior do Piauí, no coração do semiárido. Vivem aqui 800 pessoas, todos parentes entre si, todos filhos de um amor que nasceu a muitos e muitos anos.

Uma história que estava esquecida no tempo. A história de um povo forte, corajoso e criativo. Um povo que guarda saberes muito antigos. Técnicas de artesanato que sobreviveram aos séculos e que agora renascem.

Como as flores do mandacaru renascem regadas pela água, Várzea Queimada renasce regada por um sonho e pela vontade de transformar.

Em Várzea Queimada, numa igreja sem padres, os artesãos constroem milagres com as próprias mãos.

A Gente Transforma é um mergulho na alma e na cultura dos povos que formam o Brasil.

A Gente Transforma usa o design para expor a alma brasileira.

Nas histórias que a gente conta, a água molha o sertão e fecunda a esperança.

Nas histórias que a gente constrói, o futuro está nas mãos de cada um.

Várzea Queimada renasce de sua própria história, de um amor proibido, das mistura das raças, da sabedoria ancestral, do sonho de fazer do design o retrato da alma brasileira.

RELEASE (2012)

‘A GENTE TRANSFORMA VÁRZEA QUEIMADA’, PROJETO DE MARCELO ROSENBAUM, É O TEMA DO SPFW 2013

Projeto A Gente Transforma, que tem à frente o designer Marcelo Rosenbaum, é uma iniciativa que usa o design para expor a alma brasileira; em sua 2ª edição, desta vez no Piauí, tem como principal objetivo inserir o artesanato no mercado de decoração e apresentar as oportunidades para um novo negócio social

Agora é a vez de a moda colocar uma lente de aumento sobre as histórias do A Gente Transforma. O projeto é o tema desta 33ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). A principal semana de moda do país pretende fomentar o debate sobre a sustentabilidade do ponto de vista econômico, social e cultural, além de reafirmar seu compromisso com a criatividade e a inovação como ferramentas capazes de estimular movimentos de transformação. Por isso o nome SPFW VERÃO 2013, A GENTE TRANSFORMA: histórias que contam.

“Fiquei muito feliz quando o Paulo Borges me disse que não esperava que eu fizesse a cenografia, mas que contasse o projeto e expusesse o seu conteúdo dentro do espaço do evento. A exposição não tem a pretensão de decorar o prédio da Bienal, mas trazer ao público um pouco dessa experiência tão rica que o A Gente Transforma tem proporcionado. Um olhar inclusivo e contemporâneo para o Brasil”, conta o designer Marcelo Rosenbaum.

A exposição no SPFW é composta por imagens impressas em tecido e será reutilizada em exposições itinerantes pelo Brasil e pelo mundo. As imagens foram capturadas pela fotógrafa Tatiana Cardeal durante os 15 dias de projeto no Piauí. As vinhetas de abertura dos desfiles foram produzidas pela Pródigo Films e serão 6 versões, onde cada uma traz um viés da experiência do AGT no sertão piauiense. O ator Rodrigo Santoro também participa da ação. Com sua voz, sempre emblemática e cheia de emoção, irá narrar uma carta que relata a essência do projeto e que será ouvida por todos que estiverem na Bienal durante o SPFW.

Outra personalidade a apoiar o projeto é a modelo Carol Trentini. Entusiasmada com a ação, a top brasileira literalmente veste o A Gente Transforma. Carol foi clicada pelas lentes do fotógrafo Fábio Bartelt em uma sequência de imagens que transmitem a essência do AGT: usa o design para expor a alma brasileira. Tendo como pano de fundo a coleção TOCA, a campanha com a modelo estará na cenografia do SPFW e será veiculada nas mídias de todo Brasil.

E, durante o evento, a coleção de produtos Toca da Palha e Toca da Borracha estará disponível para venda na Pop Up do SPFW e logo na sequência estará à venda na loja Conceito Firma casa, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, São Paulo.

A GENTE TRANSFORMA – VÁRZEA QUEIMADA – PIAUÍ

Quarta-feira, 1º de fevereiro de 2012. Quarenta e sete pessoas, entre designers, arquitetos e estudantes desembarcam em Várzea Queimada, no coração do semiárido nordestino, a 5 horas de estrada de Teresina. Trata-se de uma das regiões com menor IDH do Brasil. É um povoado onde vivem 900 pessoas que sobrevivem do que cultivam, sem saneamento básico e com acesso escasso a um bem de muito valor, a água. Durante os 15 dias seguintes essa equipe desenha, dia e noite, junto com a comunidade, uma nova possibilidade de futuro através da geração de oportunidades econômicas e sociais. Assim começa o projeto A Gente Transforma 2012 – Chapada do Araripe – [Piauí].

Criado pelo designer Marcelo Rosenbaum, o A Gente Transforma (AGT) está em sua segunda edição. A primeira aconteceu em 2010 na periferia de São Paulo, no Parque Santo Antônio, e transformou a comunidade com ações de empoderamento por meio do uso de cores e projetos de inclusão social. Em sua 2ª edição, agora no Piauí, o AGT tem como principal objetivo inserir o artesanato no mercado de decoração, um segmento que movimenta no Brasil, anualmente, 60 bilhões de reais[1. Envolve comunidades tradicionais do interior do Brasil. Une saberes ancestrais a modernas técnicas de design. Da união desses saberes surgem coleções originais e autênticas, esteticamente avançadas e que valorizam o design de raiz. São produzidas em parceria com comunidades que guardam séculos de conhecimento.

Do ponto de vista econômico, sua principal característica está em atender os requisitos da Nova Economia: inclusiva e sustentável. Tem como visão de futuro ser um negócio social, empreender e, ao mesmo tempo, gerar impacto social, econômico e minimizar os impactos ambientais em suas áreas de atuação, tendo como plataforma principal o design sustentável.

Durante duas semanas, Marcelo Rosenbaum coordenou os grupos de trabalho em Várzea Queimada. Um de artesãs da palha de carnaúba, árvore típica da região, com a colaboração dos designers portugueses Rita João e Pedro Ferreira do Studio Pedrita. E o outro de artesãos da borracha, que contou com a colaboração da designer de joias piauiense Kalina Rameiro. Os grupos criaram, ao todo, uma coleção com 30 peças, intitulada Toca – Toca da Borracha e Toca da Palha com peças de decoração e joias.

Outra frente de trabalho foi coordenada pelos arquitetos Henrique Pinheiro e Tomaz Lotufo e contou com a participação de 18 estudantes de todo Brasil. O resultado foi a construção de uma casa para os artesãos se reunirem e trabalharem: dois edifícios construídos em terreno público seguindo os critérios da permacultura.

“Acreditamos em novos modelos para o  desenvolvimento do país. O AGT traz um olhar novo para o design, porque tem como objetivo o desenvolvimento local a partir da forma como se relaciona com a comunidade e com o mundo, conectando o local com o global. Leva Várzea Queimada para o mundo, com sua história impressa em produtos de design de raiz feitos pela comunidade. Também leva geração de renda e empoderamento a partir da vocação genuína dessa comunidade que é o artesanato”, explica Rosenbaum.

Dando sequência ao trabalho em Várzea Queimada, em abril de 2012 o A Gente Transforma foi apresentado na exposição Fronteiras, com curadoria da revista Casa Claudia, em um evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão. O Salão é o principal evento do segmento do mundo e recebe anualmente milhares de arquitetos e designers brasileiros.

FICHA TÉCNICA

Cliente
Spfw

Criação e Direção
Marcelo Rosenbaum

Direção Exeutiva
Adriana Benguela

Direção de Conteúdo
Marques Casara

Fotos
Tatiana Cardeal

Cenografia
Rosenbaum
Whatwe
Fabiana Zanin

Administração
Ludimilla Bueno

Conteúdo Digital
Livia Salomoni

Filmes / Vinhetas
Prodigo Filmes:
Direção: Sylvia Sendacz
Direção De Fotografia: Janice D´ávila e Heloisa Passos
Equipe: Catarina Nunes Siqueira, Guilherme Duarte Tsugumi, Marcelo Araujo Gasparini

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