Documentário A Força da Floresta

A história do povo Yawanawá do Acre que, junto com o A Gente Transforma, transformam suas mitologias e cosmologias da floresta em design contemporâneo.

A GENTE TRANSFORMA A FORÇA DA FLORESTA é um documentário sobre a imersão da Aldeia Nova Esperança, onde uma equipe multidisciplinar de 37 pessoas desenvolveu um projeto de co-criação de uma linha de Luminárias, no coração da floresta amazônica. A vivência de 21 dias aconteceu em janeiro de 2013, no estado do Acre (Brasil), com o apoio do Governo do Estado do Acre e da SETUL-AC (Secretaria de Turismo e Lazer do Estado do Acre).

Marcelo Rosenbaum juntamente com os designers Paulo Biacchi e Carolina Armellini, do estúdio Fetiche Design e o estúdio Nada se Leva, se reuniram com 78 artesãos moradores das Aldeias Nova Esperança e Amparo, e lá produziram, em um processo de cocriação, 9 luminárias feitas a partir de miçangas de vidro.

Os artesãos também participaram de dinâmicas e vivências para trabalhar a construção e coesão, coordenados pela Aliança Empreendedora, uma organização social brasileira cuja missão está em viabilizar acessos para que pessoas e comunidades possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social.

Esses objetos vêm na forma de uma denúncia, propondo uma nova forma de se relacionar com o fazer, produzir e o consumir. É o resultado de uma aproximação que parte do imaterial, do espiritual e do respeito que resgata saberes. Na mitologia Yawanawá, as araras levavam as mensagens nos seus cantos de saudade e esperança. As luminárias agora assumem o seu papel de mensageiras. Cantam como as araras a esperança de um futuro mais humano para as relações, para as alianças e para um desenvolvimento profundo, com resgate das raízes ancestrais, trazendo a cura de uma  memória baseada na exploração e na separação do TODO. Esses objetos têm a função de comunicar e abrirem o caminho para um movimento sistêmico de fazeres através de contos que foram passados de avô para pai, de pai para filho, como na tradição oral dos povos indígenas, a única possibilidade de permanência da cultura, como um TODO.

FICHA TÉCNICA

Documentário A Força da Floresta
2013

Patrocinio
Sebrae

Apoio
+Globosat

Produção
Cinegroup

Direção
Sergio Raposo

Edição
Leli Figueiredo

Compartilhar