Imersão em Ivaporunduva

A imersão no Quilombo Ivaporunduva fez parte do Curso Design Essencial. Equipe A Gente Transforma e alunos do curso foram viver na prática tudo o que trocaram e aprenderam.

A equipe A Gente Transforma junto dos alunos do Curso Design Essencial viajaram até o Quilombo Ivaporunduva para descobrir os materiais sensíveis e humanos que formam o Quilombo.

Imergir é ouvir, é entender a força dos símbolos da cultura local, a potência das histórias das pessoas e seus desejos para construir o futuro juntos.

A partir daí entendemos como podemos somar os nossos saberes para transformar a vida das pessoas, o que podemos criar com a comunidade a partir da ancestralidade das pessoas que habitam o lugar. 

As vassouras de ervas que limpam e perfumam as casas do Quilombo, os saberes ancestrais da cura pela natureza e do fazer manual com palha de bananeira, cipós da mata atlântica e barro.

As tradições, as histórias de ocupação da terra no Quilombo mais antigo do Vale do Ribeira. Aprendemos muito em uma imersão que durou 5 dias e que nos inspirou para contar o que ouvimos em uma campanha pela titulação das terras quilombolas da região.

Compartilhar