ID_valeRiberira_p

ID_valeRiberira_p

Campanha #RibeiraEssencial com ISA

Em parceria com o ISA - Instituto Socioambiental criamos a web série #RibeiraEssencial, uma campanha pela titulação das terras quilombolas.

Qual é o resultado final de uma imersão que utiliza a metodologia do Design Essencial para entender a histórias do lugar e criar?

Quando falamos no Design Essencial falamos, principalmente, na compreensão do design como processo, como algo que transcende o objeto, do design como um guardador de memórias e histórias. Sendo assim, o que criamos a partir dessa metodologia pode ser algo imaterial, pode ser a própria troca com o lugar, ou pode se manifestar em um objeto, em um texto, em qualquer material sensível.

Quando fizemos a imersão no Quilombo Ivaporunduva, comunidade quilombola mais antiga do Vale do Ribeira, entendemos a preciosidade dos saberes que habitavam aquele lugar. E dessa troca, entendemos que a nossa contribuição poderia acontecer no sentido de empoderar a comunidade apenas revelando para eles próprios o valor das suas histórias. Foi o nosso encantamento a principal ferramenta de transformação.

Viajamos até Ivaporunduva, descobrimos os materiais sensíveis e humanos que formam o Quilombo e a partir dessa experiência criamos a web série #RibeiraEssencial, em parceria com o Instituto Socioambiental – ISA. Uma série que narra com poesia nossas descobertas sobre a vida de Ivaporunduva e que pretende unir assinaturas em uma petição (colar link https://ribeiravale.org.br/) para pressionar o governo a titular os territórios quilombolas do Vale do Ribeira.

Compartilhar