Sobre o projeto

Canuanã é uma escola rural em regime de internato mantida pela Fundação há quase 40 anos. Um espaço que acolhe crianças e jovens entre 7 e 18 anos e que, durante todo esse tempo, cumpre vários papéis: é casa, família, abrigo, laboratório e sala de aula.

 
 

Fomos convidados pela Fundação Bradesco para para repensar e qualificar as moradias dos estudantes na Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, Tocantins. Uma escola rural mantida há quase 40 anos, onde 540 crianças e adolescentes, filhos de caboclos e indígenas que moram na zona rural do centro oeste brasileiro, cujo deslocamento impossibilita a rotina escolar, sendo necessário o regime de internato.

O ponto de partida deste projeto foi a mudança do conceito de alojamento para o conceito de morada, através do uso da tecnologia social desenvolvida pelo Instituto A Gente Transforma, o Design Essencial, que entende a arquitetura como uma ferramenta de transformação social, capaz de conectar as crianças e jovens com os saberes dos seus antepassados.

 

Criar uma ponte entre os conhecimentos ancestrais, atualizados por meio da ciência e tecnologia, entregando um espaço de aprendizado e visão de futuro.

O processo envolveu a equipe de arquitetura Rosenbaum + Aleph Zero, alunos de Canuanã e corpo pedagógico da Fundação Bradesco, onde modelamos a solução arquitetônica, desenhando um modulo habitacional para 6 crianças, embaixo de um grande telhado para criar uma enorme sombra, organizados em 2 vilas, uma masculina e outra feminina.

 

Os dormitórios estão agrupados em estruturas de tijolos de barro sem cozimento que foram fabricados na obra utilizando a terra da própria fazenda, assentados como muxarabi nas áreas de serviço, exatamente como nas casas da região, criando conforto térmico eficiente. A estrutura de Madeira Laminada Colada (MLC), com projeto e execução da Ita Construtora, produzidas com madeira 100% de florestas de reflorestamento, tecnologia com baixo impacto ambiental.

O paisagismo cria nos pátios o microclima resultante do encontro de 3 biomas – Cerrado, Amazônia e Pantanal e reconecta as crianças com a biodiversidade do local.

O espaço organiza as relações entre o publico e o privado, criando espaços de convívio entre o coletivo, a natureza e o indivíduo, reconecta as crianças e os jovens às suas origens como humanidade, com ligação viva em seu ecossistema de entorno.

“The best new building in the world. Needs to wake us out of our everyday stupor to something challenging that teaches us why architecture is still relevant.”

Elizabeth Diller – US practice Diller Scofidio + Renfro and chair of the 2018 RIBA International Prize jury

“O prêmio acaba sendo de grande importância, pois mostra que, mesmo com tudo que o país tem passado, é possível fazer um trabalho grandioso. E respeitando a arquitetura local.

Era necessário entender como os alunos desejavam morar. Queria que as pessoas envolvidas fossem até a escola, antes de mais nada, e vissem aquilo de perto. Eu tinha que entender como os alunos gostariam que ficasse. Assim, o Marcelo Rosenbaum acabou por fazer um trabalho de contribuição com os alunos mais velhos.”

Denise Aguiar Alvarez diretora da Fundação Bradesco e neta de Amador Aguiar (1904-1991), fundador do Bradesco.

“O título é destinado a um edifício que exemplifica a excelência do projeto e a ambição arquitetônica, além de proporcionar um impacto social significativo.

RIBA – Instituto Real de Arquitetos Britânicos

FICHA TÉCNICA

Tecnologia Social – Design Essencial
A Gente Transforma

Arquitetura
Rosenbaum + Aleph Zero

Projeto, fabricação e construção da estrutura de madeira
Ita Construtora

Projeto de paisagismo
Raul Pereira Arquitetos Associados

Projeto de luminotécnica
Lux Projetos Luminotécnicos

Projeto de fundações
Meirelles Carvalho

Consultoria em conforto térmico
Ambiental Consultoria

Instalações
Lutie

Lajes em concreto
Trima

Construtora
Inova TS

Gerenciadora
Metroll

Design mobiliário
Rosenbaum e o Fetiche

Material de registro e comunicação do projeto
Fabiana Zanin

Fotos e filmes
Leonardo FInotti
Diego Cagnato
Galeria Experiência

Compartilhar