ID--boisbuchet logo p

ID--boisbuchet logo p

Sobre o Projeto

Marcelo Rosenbaum muda a história do Domaine de Boisbuchet Design Archtecture Nature usando o Design Essencial.

HISTÓRIA

O Domaine Boisbuchet é um castelo do século XIX situado no sudoeste da França, que se transformou em uma escola e projeto cultural prestigiados.

Grande referência no Design, a escola abre as portas aos verões para realizar aulas-mestras com os profissionais mais expoentes da arquitetura e design da atualidade, em parceria com o Centro Georges Pompidou e o Vitra Design Museum.

As aulas são ministradas em harmonia com a natureza e agricultura da região, e a filosofia do lugar incentiva o encontro entre o passado e o futuro entre pessoas e culturas do mundo inteiro. Um lugar perfeito para falar de Design Essencial.

Marcelo foi convidado a ministrar aulas duas vezes pelo Domaine, uma em 2013 e outra em 2015.

PROCESSO CRIATIVO

Em 2013 a conversa aconteceu ao redor do conceito de Design Essencial, no workshop Design for Human. Propusemos um exercício prático que estimulasse a habilidade de identificar, validar e cocriar dentro de um contexto social usando o design como processo que propõe mudança.

Nesse workshop Marcelo teve a chance de mostrar sua metodologia, e como ela se baseia em um processo de descobertas coletivas, usando valores em comum par alcançar novas formas criativas através da inovação social e da evolução dos valores humanos.

Através do objeto, Marcelo queria resgatar a memória afetiva e a tradição de cada indivíduo. Exercitando, ao mesmo tempo, o olhar ao humano e o coletivo. Durante este processo, passamos a valorizar as pessoas que produzem, compram, usam, oferecem e recriam o objeto, e não o produto em si.

Em 2015, no vigésimo quinto aniversário do Castelo, o tema da temporada foi Design e a Comunidade, uma descoberta coletiva através do conhecimento que adquirimos ao longo dos projetos do A Gente Transforma.

IMPACTO

Nas duas ocasiões tivemos a sorte de poder trabalhar com as mãos e o coração, com paisagem e memória, com materiais rústicas e instinto. A nossa metodologia do Design Essencial possibilitou a conexão entre pessoas e as incentivou a recriar e transformar as suas relações com o mundo.

Nas palavras de Mathias Schwartz-Clauss, diretor do Domaine:

“Antes de você chegar eu imaginei que o workshop seria apenas sobre boas vibrações e, no final, foi só sobre boas vibrações – mas de um modo tão diferente e valioso! Nunca fizemos nada parecido na história de Boisbuchet.”

Compartilhar